Olá meus queridos leitores, sei que passei um bom tempo sem postar, admito que por falta de criatividade para com os conteúdos... Então, gostaria que vocês deixassem sugestões de assuntos, por favor.
--
Enfim, hoje quero falar sobre um dos meus livros favoritos: OS TREZE PORQUÊS.
ALERTA DE SPOILER: Se você não leu o livro, você ouvirá muitos alguns spoilers.

Os treze porquês foi um livro que marcou muito minha adolescência,
porque durante ela, estava rolando um surto de meninas que cortavam os pulsos e infelizmente, eu estava nela, não me orgulho disso... Algumas pessoas chamam o cutting (nome dado ao ato de automutilação) uma frescura, moda, uma fase adolescente, coisas que as pessoas fazem para chamar atenção, etc... Mas na verdade isso é uma coisa bem séria, porque para algumas pessoas, esse ato é tipo de escape para a situação/problema que estão vivendo, do mesmo jeito é o suicídio. Já dizia Robin Williams: Suicídio é uma solução permanente para um problema temporário.
Voltando ao livro, ele fala sobre Hannah Baker, uma menina que cometeu suicídio e gravou 13 fitas cassete, cada uma dizendo um motivo para ter cometido tal coisa. Na primeira fita, vemos algo trágico, porem muito comum na vida de muitas meninas, Hannah foi vítima de uma mentira, que para Justin, foi uma mentirinha, ele "apenas" disse que o primeiro beijo dela, foi mais que apenas um beijo. Pra a reputação de menino, isso é como um auge, o "pegador/comedor", mas para uma menina, é claro que a reputação é totalmente negativa.
O que era para ser apenas uma mentirinha pequena para Justin, virou um veículo para outros problemas na reputação de promiscuidade de Hannah, pois isso deu, digamos, liberdade para que outros meninos vissem ela com olhos diferentes, como Alex fez, apelidando-a de "melhor bunda na turma de calouros" numa lista putamente idiota e infantil conhecida como Quem está bem e quem não está, que piorou toda situação, fazendo Hannah sofrer assedio sexual para muitos outros estudantes, inimizades com meninas que não estão bem na lista, a situação fica pior ainda quando fazem a pobre suicida se sentir insegura dentro da própria casa porque estavam tirando fotos dela pelas janelas da mesma.
Vou parar com os spoilers daqui, para vocês poderem se deliciar com a leitura, não quis falar do livro apenas porque é um dos meus preferidos, mas sim porque ele fala de algo sério! Queria que através desse livro, muitos garotos tomassem consciência do que suas "mentirinhas" podem acabar desencadeando e também queria deixar aqui um curta metragem SUPER AMADOR que eu fiz sobre assunto, para as pessoas que se sentem como Hannah.
Para você que se interessou no assunto, mas não gosta de ler, a NETFLIX vai lançar uma série baseado no livro dia 31 março, já estou fazendo até contagem regressiva, faltam apenas 10 dias. A Netflix promete ser bem fiel ao livro, como ela nunca me decepcionou em suas adaptações, estou ansiosa para ver, caso também esteja, dá uma olhada nesse trailer:
É isso aí galera, espero que tenha gostado do tema, espero que leiam o livro e espero que depois de ler a minha postagem, pensem sempre duas vezes antes de soltar aquela mentirinha inofensiva, pense nos efeitos negativos que elas podem desencadear. Deixem seus comentários sobre o assunto aqui no post, prometo responder a todos e até a próxima postagem.